O Grupo Axo, empresa mexicana controlada desde 2017 pelo fundo americano General Atlantic, finalizou a compra dos ativos da Lacoste no Peru e no Chile como parte de sua estratégia para fortalecer sua presença na América do Sul. A aquisição reforça o portfólio da empresa, que inclui mais de 50 marcas internacionais e possui uma rede com mais de 8.000 pontos de venda nas categorias lifestyle, esportes e atividades ao ar livre, além de lojas de desconto.
A transação faz parte de um acordo para incorporar as operações da Lacoste no Peru e no Chile. No Peru, o vendedor foi a MF Brands Group International SAS; no Chile, a transação incluiu a distribuição de todos os produtos Lacoste, exceto a linha infantil, vendida pela Vesubio Comercial y Textil Chile Limitada e pela Lacoste Operations. Com essa aquisição, o Grupo Axo expande sua presença em dois mercados onde a marca francesa já possui uma rede consolidada de lojas e presença em grandes redes de lojas de departamento, fortalecendo ainda mais sua posição no segmento de moda premium da região.
A aquisição dos ativos no Peru foi realizada pela Komax Perú SAC, subsidiária do Grupo Axo e distribuidora de marcas como Timberland, UGG, Banana Republic, Brooks Brothers e Kipling. Embora o contrato tenha sido assinado em dezembro de 2025, a transação foi formalmente concluída em 30 de junho de 2026, após o cumprimento das condições precedentes acordadas.
A aquisição faz parte da estratégia de expansão regional do Grupo Axo. No Peru, seu portfólio inclui Banana Republic, Gap, Guess, Hydro Flask, Kipling, Sisi, Surprice e The North Face, consolidando sua presença em diversos segmentos de mercado. Já no Chile, a empresa administra mais de 20 marcas internacionais, incluindo The North Face, Guess, Abercrombie, Gap e Brooks Brothers.
Atualmente, a Lacoste opera dez lojas no Chile e quatro no Peru, além de manter presença nas redes de lojas de departamento Falabella e Ripley em ambos os países. Com a aquisição desses ativos, o Grupo Axo busca fortalecer sua posição no segmento de moda premium e expandir seu alcance comercial na região.
A aquisição está alinhada ao plano de crescimento da Lacoste na América Latina. No último ano, a empresa inaugurou uma loja conceito na Zona T de Bogotá e sua primeira loja conceito regional em Medellín, Colômbia. Também abriu novas lojas no Brasil, localizadas em Iguatemi Esplanada (Sorocaba), Buriti Shopping Rio Verde (Goiânia) e Americana Shopping, reforçando sua expansão em um de seus principais mercados.
Consultores Jurídicos
Consultores do Grupo Axo:
- Advogados internos: Thor Dimas e Carla Revilla.
- Rebaza, Alcázar & De Las Casas (Peru): Sócios Felipe Boisset e Magaly Varela. Associado Sênior Rafael Santin. Associado Álvaro Luna Victoria.
- Barros & Errázuriz (Chile): Sócios Carlos Ducci e Francisco Bórquez. Associados Seniores Martín Errázuriz e Catalina Villalobos. Associados Carol Urzúa e Ignacio Momberg.
Consultores da MF Brands Group International SAS (vendedora no Peru):
- Estudio Rodrigo: Sócios Juan Diego de Vinatea e José Talledo. Conselheira Fiorella Monge. Associados Juan Acuña e Santiago Montes de Oca.
Consultores de Operações da Vesubio Comercial y Textil e da Lacoste (vendedores no Chile):
- Carey: Sócios Jorge Ugarte, Matías Vergara, Manuel José Garcés e José Pardo. Conselheira Valentina Kuscevic. Associados Gonzalo Soto, Matías Granic, Óscar Lizana, Martín Zúñiga e Francisco León.